sábado, 14 de agosto de 2010

A Bíblia... aprender, aplicar, ensinar!

Para começar, coloco aqui um vídeo que reflete o conhecimento bíblico de muitas pessoas em nosso país. Assista...



É um vídeo que faz com que soltemos muitas gargalhadas. Infelizmente o fazemos diante de um assunto tão sério que é o conhecimento da palavra de Deus. O homem deste vídeo demonstra ter um conhecimento muito baixo da palavra de Deus pois a pregação dele não teve nem pé nem cabeça, confundindo e misturando várias histórias bíblicas que lhe vinham a mente.

Esta triste realidade me faz pensar em quanto tempo temos usado para estudar a palavra de Deus. O quanto temos lido deste instrumento tão importante nas nossas vidas? Infelizmente, muitas vezes, temos lido pouco, ou pior, nada. E aí na hora que queremos falar sobre a Bíblia fazemos este tipo de confusão o qual o homem do vídeo fez. Ou quando estamos escutando uma pregação em algum culto, palestra, na televisão, assistimos algum filme cristão, não sabemos discernir se o que estamos escutando ou assistindo é coerente com a Bíblia ou não.

Me vem a cabeça uma pessoa, a qual lemos um pouco de sua história na Bíblia, chamada Esdras. Esdras foi da Babilônia a Jerusalém após o exílio dos israelitas (tempo que o povo de Israel viveu longe de suas terras e do seu estilo de vida, tendo que viver em meio a outros povos e outras culturas). Ele era um escriba que conhecia muito as leis de Moisés (Ed 7.6) e foi para Jerusalém para ajudar reestruturar a fé dos israelitas.

O versículo 10 do capítulo 7 do livro de Esdras traz um componente importantíssimo para a vida de Esdras que imagino que tenha servido de exemplo para o povo de Israel e tenho certeza que serve de exemplo para nós também. Diz o texto: "Pois Esdras tinha decidido dedicar-se a estudar a Lei do Senhor e a praticá-la, e a ensinar os seus decretos e mandamentos aos israelitas". Temos três palavras chave neste versículo: APRENDER, APLICAR, ENSINAR.

A primeira é aprender. Em primeiro lugar, Esdras tinha decidido aprender sobre a palavra de Deus. O estudo da palavra de Deus é essencial na vida do cristão porque Deus nos ensina e nos molda por meio de sua palavra. É pela sua palavra que ele se comunica conosco. É pela palavra que aprendemos como viver a nossa vida como cristão.

A segunda é aplicar. Esdras entendeu que não adianta de nada simplesmente estudar a palavra de Deus sem aplicá-la. Não adianta as pessoas saberem de cabo a rabo o conteúdo da Bíblia se este não faz diferença em suas vidas, pois ela não é apenas um livro que nos informa, mas um livro que por meio do Espírito Santo transforma vidas.

A terceira é ensinar. Uma lição muito importante pra mim com este texto é que o ensino está por último. Não tem como eu ensinar algo que eu não conheço e que eu não entendo. E principalmente eu não deveria ensinar algo que eu não aplico em minha vida. Esse negócio de "faça o que eu digo mas não faça o que eu faço" não deveria acontecer em nenhum momento, muito menos quando se trata de vida cristã.

Temos muito o que aprender com Esdras. Fazer da Palavra de Deus não um monumento que enfeita a minha estante, mas um livro de cabeceira de cama o qual leio diariamente e medito sobre o seu conteúdo, o aplico em minha vida e mais tarde a passo adiante mediante o agir do Espírito Santo. Que levemos a sério a Bíblia e não a usemos de qualquer jeito.

Até a próxima!

"Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti" Sl 119.11

Um comentário:

  1. Graça e paz, sempre!

    Passei por aqui para conhecer seu blog.
    Estou procurando bons blogs para compartilhar.

    Já estou te seguindo.

    Ficaria muito feliz se puder me visitar.
    Se quiser me seguir também será um prazer para mim.

    Abraço em Cristo,

    Sandro
    http://oreinoemnos.blogspot.com/
    Te espero lá.

    ResponderExcluir