sexta-feira, 9 de março de 2012

Será que vale a pena?


    Tenho me questionado nos últimos tempos se vale a pena fazer o bem às pessoas. Como pessoa e principalmente como cristã, sou desafiada a diariamente fazer o bem a todos, sem me importar com o retorno que o outro vai me dar, se me der algum. Confesso que tem sido difícil esta caminhada. Em primeiro lugar porque por mais que eu não queira me importar com o retorno da pessoa a qual faço o bem, eu me importo. Luto constantemente para não ter esta expectativa, e muitas vezes até por um momento consigo não senti-la, mas quando percebo novamente estou esperando algo em troca.

     Em segundo lugar porque a ingratidão das pessoas no geral tem sido muito grande. Todo mundo está tão preocupado com o seu próprio mundo, com os seus próprios sentimentos e muitas vezes não se percebe o bem que o outro faz para si. Percebemos a ingratidão na falta de um obrigado ou simplesmente em qualquer demonstração de gratidão, que seja por um olhar. Talvez o mundo consumista e narcisista tenha nos tornado frios para este tipo de atitude ou sentimento. É meio vergonhoso até reconhecer a ajuda do outro, porque muitas vezes nesta atitude acabamos reconhecendo que não conseguimos fazer algumas coisas sozinhos.

     Em terceiro lugar porque queremos desesperadamente ver frutos do nosso trabalho e muitas vezes não vemos. Ou vemos e não nos contentamos com os poucos frutos e queremos ver mais. Acabamos nos esquecendo, ou não querendo aceitar (não sei), que nós plantamos mas quem faz crescer é Deus na hora que lhe apraz. Não temos a paciência de esperar, ou a confiança de que Deus age, ou a certeza de que ele o faz de acordo com a sua vontade.

      E eu acabo me questionando: Será que vale a pena?

    Certo dia estava preparando um estudo bíblico e Deus respondeu a este meu questionamento muito claramente. O texto era de Gálatas 6. 7-10. Ali Paulo fala de que aquilo que o homem semeia é o que colhe. O versículo que saltou aos meus olhos (e ao meu coração) foi o 9: “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos” (NVI). Foi ao mesmo tempo um tapa na cara e um alento ao coração. Um tapa na cara pois eu estava extremamente desanimada com os eventos diários de ingratidão e me questionando pra valer se valia a pena continuar dessa forma. Um alento ao coração por me lembrar novamente que Deus está no controle da situação e é ele quem faz a árvore germinar e dar os seus frutos e no final das contas, a glória por isso é do próprio Deus e não minha... confesso que as vezes me esqueço disso. Me “restou”, então, pedir perdão a Deus e dar glórias a ele e dizer no final das contas: Sim, vale a pena. Mesmo quando tudo parece contrário e as pessoas parecem não se importar, vale a pena continuar a fazer o bem! Vale a pena porque quando fazemos o bem glorificamos a Deus e isso basta. 

     Que Deus me ajude, te ajude, nos ajude neste caminhada...

2 comentários:

  1. ola, tbm escrevi sobre a ingratidão, e tenho percebido é algo quem vem acontecendo muito no meio evangélico, quando isso vem de alguem nao critão é facile entender, mas quando vem de Cristão é muito dificil, provavelmente e falha no carater.
    Mas um pastor me disse que a ingratidão é algo que aproxima muito o homem de Satanas.

    http://gianedejesus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É, infelizmente isso acontece entre os cristãos também. Com certeza a ingratidão afasta as pessoas de Deus, mas é bom saber que Deus está no controle da situação e que ele trabalha na vida das pessoas de acordo com a sua vontade...

    ResponderExcluir