quinta-feira, 29 de julho de 2010

Ensina a criança...


Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele. Pv 22.6

Este provérbio tem um ensinamento muito verdadeiro e profundo. Ensinar a criança no caminho em que deve andar. Como todos devem saber, as crianças não nascem sabendo como se comportar e vão aprendendo a como fazê-lo com o passar do tempo. E como as crianças aprendem? Com a convivência diária com seus pais e com aquelas pessoas que estão por perto. Consequentemente, vão aprender a viver da mesma forma que sua família vive, de acordo com a instrução que recebe ou a falta dela.

Percebo como há um aumento de violência, de drogadição, de descaso com a vida. Infelizmente este aumento de coisas ruins está intimamente ligado com a forma vivida pelas famílias da nossa sociedade. Mulheres que são pegas de "surpresa" com a notícia de que estão grávidas e que muitas vezes acabam sendo abandonadas pelos seus companheiros. São adolescentes muitas vezes... Muitas engravidam de propósito na falsa ilusão de que assim vão segurar o "seu homem" e acabam na rua da amargura quando não mortas.

Acompanhamos diariamente em todos os canais de comunicação o chamado caso Bruno. Ele que supostamente mandou matar a ex "ficante", amante ou namorada. Não se sabe se ela realmente está morta e se está, se foi mesmo este Bruno quem a mandou matar. O que me chama a atenção é a possibilidade de a moça querer se dar bem na vida as custas de um jogador de futebol. Quando são mostradas as falas dela com amigos, sempre mostram ela querendo cobrar dinheiro do suposto pai. Não parece estar preocupada com a educação da criança se ela vai ter um pai ou não. Não quero julgar a moça porque a imprensa só mostra aquilo que quer, mesmo que não corresponda com a verdade, mas me leva a pensar que se não ela, esta situação é realidade na vida de muitas outras mulheres. E no meio disso tudo, se encontra uma criança que nasce e que muitas vezes cresce no meio desta confusão, quando não termina num orfanato.

No caso do homem percebo, assim como vejo em muitas mulheres também, um desejo de "só por uma noite". A necessidade de fazer algo prazeroso leva muitos a "fazerem" filhos por aí sem pensar no outro. "Se eu tenho prazer, o resto não importa". Infelizmente é o quadro que eu vejo pintado em nossa sociedade. E no meio disso tudo, se encontra uma criança que nasce e que muitas vezes cresce no meio desta confusão, quando não termina num orfanato.

Há ainda os casamentos, ou os "juntar os trapinhos" e nesse meio muitas crianças também nascem e crescem. Mesmo assim, em meio a total desestrutura de muitos lares brasileiros, muitas crianças encontram-se sozinhas e abandonadas. Pais de uma classe mais pobre deixam suas crianças de qualquer jeito porque precisam trabalhar para sustentar a casa. Quando chegam em casa, muitos não tem paciência de dar atenção aos seus filhos. Pais de uma classe média, fazem a mesma coisa. Pais de uma classe alta também fazem a mesma coisa, com a diferença que enchem os filhos de atividades ou brinquedos para tentar compensar a sua falta em casa.

Não é questão de classe social. É questão de educação. É questão de amor. É questão de respeito. Ensinar a criança no caminho em que deve andar é questão destes valores apontados. Muitos pais não aprenderam a serem amados nem respeitados por seus pais já. Consequentemente não conseguem passar algo que não aprenderam.

Os cristãos tem algo de excelente para passar a todas as famílias. A vivência com Cristo diariamente transforma as nossas vidas. Cristo nos ensina a amar, a respeitar e com certeza ele nos ajuda a educarmos as nossas crianças em amor e em respeito. Este é o caminho a ser ensinado as crianças, o caminho em que Cristo, que é a própria prova de amor, está junto conosco. Um caminho que se percebe os limites que há na vida. Os limites que devem ser ensinados para as crianças, para que elas saibam que nem tudo elas podem ou deveriam fazer. Fico muito triste quando vejo em um lar que é o filho quem comanda a casa. Não foi ensinado a ter e a respeitar os limites.

Creio que todos podem ter a oportunidade de viverem uma vida diferente em seus lares. E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. 2 Co 5.17. Cristo muda nossa vida, muda nosso pensar, muda as nossas atitudes e consequentemente muda o nosso jeito de educar os nossos filhos.

Apesar de a sociedade ter colocado Deus de lado, que não deixemos nós ele de lado também. Que busquemos o seu auxílio diariamente para que possamos viver as nossas vidas da melhor forma possível e assim, que possamos educar as nossas crianças desta forma. Que a sociedade se volte também para Deus e que o coloque no centro para que possamos deixar de ver tantas crianças abandonadas nas ruas, e tanta violência que procede de famílias desestruturadas.

Que o Senhor nos ajude a educarmos nossas crianças diariamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário