quinta-feira, 8 de julho de 2010

Quem é chamado?



Em Lc 10.2 Jesus diz que a colheita é grande, mas poucos são os trabalhadores. Eles diz isso ao enviar 72 discípulos para pregarem a palavra de Deus para as pessoas: “...vão, eu os estou enviando...”. Há muito trabalho para ser feito, há muitas pessoas que ainda não ouviram falar sobre Jesus. e que ainda não creem em Cristo. Contudo, "
Como porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?" (Rm 10.14). Mas então surge uma pergunta: quem é chamado para levar as boas novas de Cristo para aqueles que não as conhecem ainda? Sobre isso queremos meditar um pouco.

Para isso, queremos ler o texto de Mt 4.18-20. Ali diz o seguinte: "(Jesus) Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, que lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram".

Jesus chamou Pedro e André para serem “pescadores de homens”. O que ele quis dizer com pescadores de homens? Pedro e André tinham como “ganha pão” a pesca. Disso eles entendiam bastante. Jesus fez um convite bem interessante para eles. Eles certamente sabiam tudo sobre pesca, mas imagino que sobre pescar homens eles não sabiam. É claro que Jesus não falou literalmente para eles (quem sabe pegar uma rede de pesca e jogar sobre um homem e o pescar) e eles sabiam disso. Jesus estava falando para eles trazerem pessoas para andar com Deus, falar dele para todos. Foi para isso que Jesus os chamou. Jesus os chamou em primeiro lugar para o seguir e depois para o servir.

Mas, pensando bem. Quem Jesus chamou para realizar a obra de Deus? Dois irmãos pescadores. Dois simples pescadores. Eles foram os dois primeiros discípulos a quem Jesus chamou. É interessante pensar que em vez de Jesus ter chamado aqueles que tinham um grande conhecimento da palavra de Deus, ele escolheu pescadores. Seria mais lógico para nós se um grande conhecedor das escrituras fosse chamado. Afinal de contas, era para pregar a palavra de Deus que eles foram chamados.

Diante disso eu penso: quem Deus chama para realizar Sua obra? Quem ele chama para servi-lo, para pregar a sua palavra para as outras pessoas? Alguns exemplos: Abraão. Quem foi Abraão? “Ah, foi um grande homem”. Sim, mas e antes de ter sido chamado por Deus, o que ele fez de tão bom para que Deus o escolhesse? Nada. Mas Deus o escolheu e o chamou. Jacó. Jacó roubou a benção que seu pai iria dar para o seu irmão mais velho. A benção naquela época era algo muito importante. Deus o escolheu e o chamou. Paulo. Quem foi Paulo? "Ah, Ele tinha muito conhecimento da palavra de Deus, olha quantas cartas ele escreveu e tantos lugares que ele pregou o evangelho...”. E antes? Sabe quem foi Paulo? Um perseguidor dos cristãos. E Deus o escolheu e o chamou.

Isso me faz refletir de que Deus chama o improvável. Deus chama em primeiro lugar a todos para o segui-lo e após isso para servi-lo. Muitas vezes temos a tendência de achar de que não somos capazes para falar de Jesus a outra pessoa. Quem sabe até estamos certos ao pensarmos desta forma. Acontece que Deus nos chama mesmo não sendo capazes. Eles chama as pessoas em meio a realidade no qual cada um pertence e quer usar os dons e as capacidades de cada um para realizar a sua obra.

O mais maravilhoso disso tudo é que Jesus não chamou os discípulos e largou eles na rua sozinhos para pregar. No tempo que Jesus esteve na terra, ele ensinou os discípulos e esteve junto com eles. Ele os capacitou. E faz o mesmo conosco hoje. Ele nos chama para pregarmos as boas novas para todos e nos capacita a fazê-lo. Nos acompanha diariamente nesta jornada.

Nem todos são chamados para irem para outra cidade ou até mesmo outro país para falar sobre Jesus, mas todos são chamados a serem testemunhas onde quer que estejam. Com nossas palavras e ações no nosso trabalho, estudo, supermercado, etc. Não precisamos ser formados em teologia para fazermos isso, basta sermos cristãos deixando Cristo nos usar. A resposta ao título deste post, é todos! Todos os cristãos são chamados a serem testemunhas!

Que o "Eis-me aqui, envia-me a mim" de Isaías possa servir para todos nós cristãos que estamos dispostos a servir o nosso Deus onde quer que estejamos e onde quer que ele nos enviar. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário