domingo, 13 de junho de 2010

Amor em tempos de crise


Ontem comemoramos o dia dos namorados. Um dia que mexe com o sentimento e o imaginário de muitas pessoas. Quem tem um amor quer se encontrar com a pessoa amada e fazer mil declarações e juras de amor e quem não tem, gostaria de ter, nem que fosse só por um dia. Um dia ao ano em que o comércio aproveita para vender bastante com o discurso de que é preciso demonstrar o quanto amamos com um presentinho...

Ah, o amor...
vejo ele em tempos de crise. Crise nos relacionamentos e crise em relação ao próprio amor. Vejo pessoas buscando um amor do tipo "fast food"... me alimenta rapidinho, supre minhas necessidades rapidamente até o horário da próxima refeição, em que provavelmente encontro outro lugar para me alimentar. Um "amor" que vale só para o momento que é descrito muito bem pelas principais músicas sertanejas da atualidade... em outras palavras, um falso amor.

As pessoas não querem se comprometer antes dos 30 anos de idade. Até então, só querem se divertir e aproveitar a vida. Infelizmente vivem na ilusão. Não percebem que vão se desgastando emocionalmente e que desta forma será muito difícil manter um relacionamento saudável por muito tempo, quando assim o quiserem. Infelizmente vejo esta realidade adentrando pelas portas das nossas igrejas. Lamentavelmente, os cristãos se deixam levar por este modismo muitas vezes em vez de serem sal e luz.

O poema de 1Coríntios 13 que é mundialmente conhecido não é colocado em prática, pois ele fala de um verdadeiro amor, um amor que compromete. Compromete duas pessoas a se manterem firmes e fiéis uma a outra. A serem pacientes, bondosos, sem inveja, sem orgulho, não procurando os seus próprios interesses uns com os outros. O amor "tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (1Co 13.7). O verdadeiro amor gera um compromisso entre as pessoas, que não gira em torno do meu próprio bem estar, mas se quer o bem estar do outro. Há uma troca, há compreensão.

Nós cristãos temos um papel importantíssimo em propagar esta mensagem bíblica, não com a nossa fala, mas com a nossa vida. Viver este compromisso, viver este amor no nosso dia-a-dia. Nos nossos casamentos, para que ele não se acabe. Na procura da pessoa ideal, para poder compartilhar deste modo de vida com a outra pessoa.

Que Deus nos abençoe nesta caminhada diária... e viva o amor!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário