sexta-feira, 25 de junho de 2010

Manifesto de Manila

Gente, eu tenho escrito na minha Bíblia desde a época da faculdade o Manifesto de Manila (1989) que reuniu 3000 pessoas representando cerca de 170 países para tratar do assunto de missões. Eis aqui o escrito...


"As escrituras declaram que o próprio Deus é o principal evangelista. Afinal, o Espírito de Deus é o Espírito da verdade, do amor, da santidade e do poder, e sem ele é impossível evangelizar. É ele que unge o mensageiro, confirma a palavra, prepara o ouvinte, convence o pecador, ilumina os cegos, dá vida aos mortos, capacita-nos a arrepender-nos e a crer, une-nos ao corpo de Cristo, assegura-nos de que somos filhos de Deus, leva-nos a ter o caráter de Cristo e a servir como ele, e então nos envia para sermos testemunhas de Cristo. Em tudo isso, a principal preocupação do Espírito Santo é glorificar a Jesus Cristo, revelando-o a nós e formando-o em nosso interior.

Toda evangelização implica em guerra espiritual com os principados e poderes do mal, e nessa guerra só podem prevalecer as armas espirituais, principalmente a palavra e o Espírito, com oração. Convocamos, pois, todos os cristãos a serem diligentes em suas orações, tanto em favor da renovação da igreja como da evangelização do mundo.

Toda conversão autêntica envolve um encontro de poderes, em que se demonstra a autoridade superior de Jesus Cristo. Não existe maior milagre do que este, em que o crente é libertado da escravidão de Satanás e do pecado, do medo e da futilidade, da escravidão e da morte.

Embora os milagres de Jesus tenham sido especiais, por serem sinais de sua messianidade e antecipações do seu reino perfeito, em que toda a natureza se sujeitará a ele, nós não temos hoje nenhum direito de impor limites ao poder do Criador que vive. Rejeitamos, pois, tanto o ceticismo que nega os milagres, como a arrogância que os exige, tanto a timidez que se afasta da plenitude do Espírito como o triunfalismo que nega a fraqueza em que se aperfeiçoa o poder de Cristo.

Arrependemo-nos de todo esforço baseado na confiança própria, seja de evangelizar pela nossa própria força, seja de dar ordens ao Espírito Santo. Determinamo-nos a, no futuro, não 'entristecer' nem 'apagar' o Espírito, mas procurar espalhar as boas novas 'com poder, com o Espírito Santo e com profunda convicção'".

Manifesto de Manila (1989)

Acho que dispensa comentários, apenas leia e releia quantas vezes quiseres...

Nenhum comentário:

Postar um comentário