terça-feira, 8 de junho de 2010

Epitáfio

O que estará escrito no nosso túmulo?



A pergunta que eu fiz antes do vídeo pode parecer meio fúnebre, mas é sobre isto que esta música de Sérgio Britto, interpretada por Tangos e tragédias, fala. Alguém que chega no final de sua vida e olhando pra trás percebe que deveria ter feito muita coisa diferente: amado mais, trabalhado menos, chorado mais, ter visto o sol nascer, se arriscado mais, ter errado mais, ter aceitado as pessoas como elas são, complicado menos, ter me importado menos por problemas pequenos, ter morrido de amor!

Esta é uma cena típica da maioria da população mundial: colocam uma importância muito grande em cima daquelas coisas que não deveriam. Por isso há tantas pessoas estressadas, deprimidas, solitárias. Pergunto de novo, o que estará escrito no meu túmulo? Será que vou ter feito esta constatação que a música aponta de que olhando pra trás eu percebo de que deveria ter feito tudo, ou muita coisa diferente? Ou vou poder constatar que a vida realmente valeu a pena?

Mas o que isto tem a ver com vida cristã? A resposta é tudo! Infelizmente a igreja tem a mania de muitas vezes amarrar, prender as pessoas com o seu catálogo de pode ou não pode fazer. Isso é triste e não é o que o evangelho de Jesus anuncia. Cristo quer libertar as pessoas e não prendê-las (Gl 5.1). O pecado aprisiona. Cristo liberta! Não vamos inverter os papéis.

Percebo que os cristãos muitas vezes vivem da mesma forma que os não cristãos. Trabalham excessivamente, não cuidam com zelo dos seus relacionamentos (amigos e família). Creio que deveria haver uma diferença neste sentido entre cristãos e não cristãos.

Mas o que eu quero realmente chamar atenção é que Deus quer que aproveitemos a nossa vida já aqui. Muitos cristãos pensam que vida mesmo só terão o dia em que Jesus voltar. Eles tem uma certa razão, pois lá no céu teremos nova vida, eu diria uma vida perfeita. Mas, o fato de que Deus quer vivamos uma vida melhor já aqui não pode ser esquecida. Ricardo Gondim escreveu uma frase que me marcou muito e quero compartilhar com vocês: "Acredito que vem de Deus a minha teimosia em acreditar que não precisamos esperar morrer para começar a viver. E, como passamos rapidamente, sugiro que comecemos já. Soli Deo Gloria".

Eu creio nisto também. A nossa vida passa ligeiramente e creio que Deus quer que amemos mais, nos importemos menos com problemas pequenos, que vejamos o sol nascer e o sol se pôr... que aproveitemos mais o nosso dia-a-dia com o que realmente importa, para que não tenhamos a triste constatação mais tarde de que nossa vida não valeu a pena. Como sempre falo para os jovens do grupo em que participo e ajudo a liderar, Carpe Diem - aproveite bem o seu dia! Aproveite muito bem a sua vida. Cristo nos libertou para isto também!



Nenhum comentário:

Postar um comentário