quinta-feira, 17 de junho de 2010

Deixes ser transformado...

"Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus"
Rm 12.1-2

O Livro de Romanos tem como foco central a justificação pela fé. Todas as pessoas são indesculpáveis diante de Deus, ou seja pecadoras. Pela graça de Deus, oferecida a todos na cruz, as pessoas mediante a fé são salvas. É diante disto que Paulo roga a igreja de Roma (e hoje fala a nós também) que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este sacrifício significa a apresentação dos nossos corpos a Deus. Não somente o nosso interior, como muitas vezes se prega por aí, mas toda a nossa pessoa. Jonh Stott em seu comentário sobre a carta aos Romanos diz: "Nenhum culto é agradável a Deus quando é puramente interior, abstrato e místico; nossa adoração deve expressar-se em atos concretos de serviço manifestados em nosso corpo". Ou seja, tudo aquilo que eu faço deve ser apresentado diante de Deus como sacrifício. Um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.

Paulo então faz uma advertência: Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente. Não é possível oferecer um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus amoldando-se ao padrão deste mundo, pois são duas realidades incompatíveis. Fico assustada como cada vez mais cristãos se deixam amoldar pelos "padrões deste mundo" e vemos cada vez mais lares cristãos destruídos, pois não há diálogo, compreensão, amor... quando coloca-se o dinheiro e a ganância como centro... quando não há honestidade e há deslealdade... isso sem contar tantas outras coisas bizarras que acontecem e os cristãos acabam se amoldando.

Transformem-se pela renovação da sua mente... ou melhor, deixem-se ser transformados pela renovação da mente. É uma transformação que vem de fora. É uma transformação que vem de Deus! Deus quer transformar a nossa vida como um todo para que fujamos da grande correnteza que nos arrasta diariamente. Como os peixes que nadam contra a correnteza, somos chamados a viver da mesma forma. Não nos conformar com tudo o que ouvimos e vemos, não nos deixar levar por qualquer coisa que lemos.

Renovação da sua mente. Deus quer que pensemos um pouco mais sobre as coisas que nos cercam para que não sejamos arrastados por qualquer modismo que aparece só porque todos assim o fazem.
Somente uma mente renovada pode experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. E sobre esta vontade conversamos uma outra hora...

Que Deus renove a nossa mente e transforme a nossa vida diariamente!

3 comentários:

  1. parabens pelo blog, eh sempre bom poder transmiitir ideias.

    quando der, visite o meu www.ocioteologico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Rodrigo... já visitei seu blog e estou te seguindo já.

    Abraços, Susan

    ResponderExcluir
  3. Legal Soca!
    Parabéns... te seguindo hein.
    Passa no meu blog e dá uma espiada.
    Beijão, Saudades

    "A maioria dos nossos juízos são prematuros. Nossas avaliações não conseguem ir além de uma visão simplista e temporal" R.Barbosa

    ResponderExcluir